domingo, 5 de junho de 2011

Mídia Impressa

Mídia Impressa

Também conhecida como mídia off-line, a mídia impressa é um meio de comunicação, o qual se refere particularmente aos materiais, de caráter publicitário ou jornalístico, que são impressos em gráficas, birôs de impressão, ou em locais específicos.
O meio impresso pode ser veiculado em veículos de comunicação, como jornais, revistas, etc., ou em peças avulsas, como folhetos; folders, panfletos, cartazes, encartes, etc.
Estes materiais ainda podem ser feitos em diversos papéis, plásticos, adesivos, variando-se em tamanho, cor, acabamento, e efeito.

A mídia impressa é um meio de comunicação que serve para levar as pessoas informações através de impressão, está presente em tudo ao nosso redor, como folhetos, revista, mala-direta, jornal, banner, cartão, convite, receituário, catálogo, adesivo, etiquetas, imã de geladeira, cardápio, embalagem e muito mais. Está mais que comprovado que a mídia impressa é fundamental na comunicação de uma empresa para divulgação de um produto ou serviço ajudando fixar a imagem que se deseja na mente do consumidor.

Principais Vantagens

Mesmo com a evolução da mídia digital, as pessoas ainda têm preferência pelo meio impresso, É um meio popular, adaptável ao ritmo do leitor, Permite leitura e releitura seletiva, Possuí grande força no momento da decisão da compra, É integrável com qualquer outro meio de comunicação.

Cronologia da imprensa escrita mundial (Principais Fatos)

59 a.C. - Surge e, Roma o primeiro noticiário o Acta Diurna.
1632 - Lançamento do jornal francês Gazzete de France, considerado o primeiro semanário impresso no mundo.
1702 - Começa a circular o primeiro jornal diário do mundo, o inglês Daily Courant.
1731 - Lançamento da The Gentleman's, a primeira revista de entreteminento do mundo.
1818 - O francês Pierre Lorilleux (1788 - 1865) inventa a tinta para impressões, que garantiu qualidade gráfica e rapidez para as publicações.
1842 - A revista inglesa The Illustrated London News é a primeira revista a usar ilustrações.
1851 - Lançamento do jornal The New York Times, nos Estados Unidos.
1877 - Lançamento do jornal The Washington Post, nos EUA.
1880 - A primeira fotografia publicada pela impensa surge no jornal Daily Herald, nos Estados Unidos.

1936 - Começa a circular a revista ilustrada de informação norte-americana Life.
1968 - O tablóide britânico Daily Mirror torna-se o jornal de maior circulação no Ocidente.
1992 - Primeira edição do The New York Times in Review.
1997 - O Museu da Notícia é inaugurado em Washington (EUA). É o primeiro no mundo dedicado exclusivamente à notícia.
1997 - A morte da princesa Diana num acidente de carro em Paris, enquanto fugia de fotógrafos (conhecidos como paparazzi), acirra a discussão a respeito da ética dos meios de comunicação e do direito à privacidade.
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%ADdia_impressa
http://www.arteperfeita.com.br/servicos/midia-impressa/

5 comentários:

  1. Bom pessoal... Precisavam ser mais criativos, postando imagens, resumindo a cronologia, apontando apenas os períodos mais importantes, e acrescentando a influência e a importância da mídia impressa na sociedade em exemplos palpáveis, reais.

    Mas é isso mesmo... a importância deste meio de comunicação é muito importante para as empresas, é de grande influência nos consumidores e está longe de sair de circulação!!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que informação numca é demais, mais tudo bem esta ai, resumi da melhor maneira possivel, obrigado pela dica Profª Anísia!

    por: Geovanne Almeida

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olha.. o texto ficou muito legal, o contexto histórico ficou bacana, informação realmente nunca é demais, mais o problema é que nós que estamos elaborando estes blogs precisamos fazer coisas mais atrativas para as pessoas, e geralmente a grande maioria das pessoas não gostam de ler, são mais atraídas pelas imágens,mais enfim, a mídia impressa hoje em dia também está sendo desvalorizada, são poucas as pessoas que leêm jonais,na verdades as pessoas no geral querem tudo que seja mais rápido, principalmente quando se trata de informação, quanto mais rápido ela chega, melhor é, e a mídia impresa requer tempo, para ler e etc. Talvéz daqui alguns anos assim como o rádio a mídia impressa também seja substituída por algum outro meio mais sofisticado, isso é notório afinal estamos em um mundo glogalizado!

    ResponderExcluir
  5. olha warlen, eu não concordo com isso !
    Pois o rádio e midida offline, por mais que sejam ultrapassados continuam sendo muito uteis na vida das pessoas !

    As pessoas que não tem paciência para ler um jornal ou revista sinceramente eu acho que sejam pessoas que não queiram se informar de verdade, apenas fingir que se preocupa com as atualidades e novas informções da sociedade .

    Poor: Sharlene Maiane

    ResponderExcluir